DÓLAR:AGOSTO

 

R$3,14

Governador 2016-17 André Luiz Cota

foto andre

Curriculum André Cota

André Luiz Cota é natural da cidade de Rio Piracicaba, Minas Gerais, filho de Rômulo Martins Cota e Lourdes de Souza Cota, nascido aos 18 de janeiro de 1949. É casado há 41 anos com a Sra. Tânia Cota. Esta união foi abençoada com duas filhas, Andréa e Manuela, ambas nascidas em Itabira/MG e possuem formação acadêmica nível superior, sendo que a Andréa seguiu o exemplo do pai e formou em Direito e a Manuela é formada em Fisioterapia.

André Cota é Bacharel em Direito, com especialização em Direito de Família e Pós-Graduado em Direito Público. Foi presidente do Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB na 49a Subseção (Ouro Preto/Mariana) e é um dos fundadores da 172ª Subseção OAB-Mariana. André tem também em sua formação o Curso Técnico em Mecânica. Trabalhou nas maiores empresas de Minas Gerais, iniciando sua carreira técnica nas Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais – USIMINAS, passou pela Companhia de Aços Especiais Itabira – ACESITA e pela Companhia Vale do Rio Doce – CVRD, onde trabalhou por 27 anos e aposentou.

André Cota se especializou em manutenção dos componentes das diversas linhas de produção na indústria extrativa de minério de ferro e na siderurgia. Ao longo dos anos adquiriu vasta experiência em Administração e Direito, bem como sobre Controles em Processos Produtivos.

Também atuou na área de Desenvolvimento de Recursos Humanos da CVRD.

André Cota deixou em todas as empresas em que trabalhou a sua marca de homem sério, responsável, dedicado, e, acima de tudo, exemplo de coerência e ética profissional.

Em setembro de 1982 mudou-se para a cidade de Mariana. Em sua vida sempre procurou defender os interesses da comunidade. Coerente em seus pronunciamentos André Cota defende com muita propriedade que o seu partido não tem sigla, e mantém a luta pelo desenvolvimento e respeito aos princípios democráticos, ressaltando a necessidade de resgatar a ética e os princípios morais.

Sua vida religiosa e dedicação, principalmente, aos festejos da “Festa do Divino” da Igreja da Arqui-Confraria na cidade de Mariana, levou André Cota a ser coroado como “Imperador” no ano de 2004.

Destaca-se sua participação na comunidade, além daquelas já referenciadas, outras como:

– Presidente da Liga Esportiva de Mariana;

– Sócio fundador do Clube Recreativo “Centro de Vivência Del Rey”;

– Presidente do Conselho Deliberativo e presidente do Conselho Fiscal do Marianense Futebol Clube;

– Sócio fundador da extinta Cooperativa de Consumo dos Trabalhadores da Vale – ValeCoop.

Como reconhecimento público por todo seu trabalho e dedicação em prol do desenvolvimento e crescimento do município de Mariana, pela preservação da história, de seu patrimônio cultural e seus valores e pelo exemplo de ser humano, e, sua inquestionável participação comunitária, a Câmara Municipal de Mariana outorgou a André Luiz Cota, em 4 de julho de 2012 o título de “Cidadão Honorário” do município de Mariana/MG.

André Luiz Cota ingressou no Rotary Clube de Mariana em 24 de abril de 1985 a convite e apadrinhado pelo companheiro Francisco de Paula Braga, que atualmente reside em Belo Horizonte. André tornou-se Companheiro Paul Harris, atualmente com uma safira. Em 1986/87 fez parte da Comissão “Pólio Plus”, tendo assumido a liderança da comissão, fazendo lembrar que naquela ocasião eram os próprios rotarianos que iam para as ruas, em pontos estratégicos, para ministrar a vacina nas crianças. André Cota assumiu a presidência do Rotary Clube de Mariana pela primeira vez já no ano rotário 1987/1988, sendo governador o Companheiro EGD João Pedrosa Castello, de quem o clube recebeu elogios. Aquele ano ficou marcado pelas ações, como o indiscutível apoio à Creche Casinha de Nazaré e ao Lar Santa Maria – Asilo dos Velhinhos, bem como pela campanha de combate à AIDS. Em julho de 1994 assumiu pela segunda vez a presidência do Rotary Clube de Mariana, sendo governador o Companheiro EGD Aloysio Fellet. Nesta oportunidade André Cota pode fazer o clube se destacar em função da participação do IGE, que teve uma presença marcante nos clubes e na Conferencia Distrital, do distrito parceiro na Inglaterra. O terceiro mandato como presidente do Rotary Clube de Mariana foi desenvolvido no ano rotário de 2007/2008, sendo governador o Companheiro EGD Dirceu Rocha Pereira. Em função da experiência e dedicação de André Cota ao Rotary o clube caminhou sincronizado com as propostas do Distrito 4580, cumprindo um percentual acima de 75% das metas. Desde o início de sua vida rotária o companheiro André Cota sempre esteve presente na administração do Rotary Clube de Mariana, participando de seus conselhos diretores, fazemos registrar sua passagem pela:

Avenida de Serviços Internos (duas vezes); Avenida de Serviços à Comunidade (quatro vezes); Avenida de Serviços Internacionais (quatro vezes); Oficial de Intercâmbio (três vezes); Avenida de Serviços Profissionais (uma vez); Secretário (duas vezes); Fundação Rotária; Diretor de Protocolo do clube (quatro vezes).

Ele sempre trabalhou com entusiasmo e dedicação e se constitui em um grande incentivador à participação do Rotary Clube de Mariana nos programas de intercâmbios do Rotary, em especial do de jovens e do IGE. Pela relevante atuação no campo cultural, principalmente por proporcionar, através do Rotary, a oportunidade a jovens e adultos de conhecerem outros países, tais como Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Japão, Índia, Inglaterra e Portugal André Luiz Cota recebeu o “Certificado de Honra ao Mérito” do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais do Estado de Minas Gerais.

Participação em eventos rotários

Em 30 anos de Rotary André participou em mais de 20 conferencias e Assembléias Distritais. Também esteve presente em vários Seminários da Fundação Rotária e sempre se empenhou para que o clube aumentasse o número de companheiros Paul Harris. Participou do GIT´s e do Instituto Rotary do Brasil em Natal/2014;  Participou da Reunião anual de Governadores do Centro-Oeste – a XVIII REGOCENTRO – realizada em Anápolis – Goiás/2015.

Visitas e participação internacional

Em diversas oportunidades André Cota realizou visitas a todos os clubes da área 01, e, a muitos outros clubes do Distrito 4580, além de clubes mais distantes, como por exemplo, Santos /SP, Chapadão do Sul/ Mato Grosso do Sul e Manaus/Amazonas. No ano 2007 em visita ao Rotary Club Cheboygan – Michigan, USA (Distrito 6290), participou da reunião festiva de natal daquele clube. Nesta viagem aos Estados Unidos, também teve oportunidade de conhecer a cidade de North Carllote, no Estado da Carolina do Norte, cidade onde nasceu o Rotaract.No ano de 2013 participou da “Convenção Internacional” em Lisboa. Em junho de 2015 participou da “Convenção Internacional do Brasil” em São Paulo. Na sua preparação para o cargo de Governador do Distrito 4.580 para o ano rotário de 2016/2017 o mesmo participa do GET´s e do Instituto Rotary do Brasil no Rio de Janeiro em 2016. No período de 17 à 23 de janeiro de 2016 da Assembléia Internacional de San Diego – USA. Este é um resumo do currículo do Governador 2016-2017, companheiro André Luiz Cota que há 30 anos vem gozando deste privilégio de pertencer ao Rotary International, e mais precisamente ao Rotary Clube de Mariana, do Distrito 4.580.

Curriculum Tânia

DADOS PESSOAIS:

NOME: Tânia Oliveira Cota

NACIONALIDADE: Brasileira

NATURALIDADE: Barão de Cocais/MG

FILIAÇÃO: Rômulo Guiomar de Oliveira e Geralda Vieira de Oliveira

FORMAÇÃO / CURSOS ESPECÍFICOS:

2º. Grau / Magistério

Colégio Providência/Mariana e Colégio Angélica/ Cel. Fabriciano

FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto

            Curso de Restauração de Bens Culturais Móveis

ICHS – Instituto de Ciências Humanas e Sociais / UFOP

            “História Geral da Arte”

            Extensão Universitária

 CENTRO EUROPEU DE RESTAURAÇÃO – RAESFELD – ALEMANHA

                  Curso de Pinturas Especiais e Técnicas de Restauração

 EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:

UFOP – Escola de Minas de Ouro Preto

– Restauração do Acervo Fotográfico e Documentação Histórica

CÂMARA MUNICIPAL DE OURO PRETO

– Restauração da Tela em óleo “ TIRADENTES” de Leopoldino Faria.

Obs.: Considerada uma das mais importantes obras artísticas do Brasil

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões – Ouro Preto

– Restauração dos Altares Laterais da Nave

– Prospecção do Forro da Capela Mor

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

– A convite da UFMG participou como professora em trabalhos “Sistemas Construtivos Tradicionais e Ecológicos Cantaria/Terra e Cal” no 30º. Festival de Inverno de Ouro Preto.

Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Espírito Santo/ES

– Ministrou cursos de Revitalização de pinturas, cal e Pinturas Especiais.

Museu de Arte Sacra de Mariana

– Restauração Imagem de São Tiago

– Imunização de Vitrines e Arcaz

MUSEÓLOGA RESPONSÁVEL: Maria da Conceição Brito

Igreja de São Francisco de Assis – Ouro Preto

– Conservação e Imunização da Estrutura do Retábulo-Mór.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro / Solar da Imperatriz

– Restauração da Pintura Especial da Sala 1 e 2.

UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto

– Restauração das Obras Raras da Biblioteca

– Restauração das “Maquetes” do Museu de Mineralogia.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões – Ouro Preto

– Restauração do Forro da Capela-Mór,

– Restauração do Altar-Mór,

– Restauração da Mesa do Altar-Mór,

– Restauração do Arco do Cruzeiro,

– Restauração das Portas Laterais da Capela-Mór,

– Restauração da Tribuna e Balaustrada.

Centro Europeu de Restauração – Raesfeld – Alemanha

Com participação e aproveitamento nos seguintes cursos:

– Estuque Mármore                        – Imitação de Mármore

– Técnicas de Stucolustro               – Imitação de Madeira

– Afresco                                           – Pintura com Molde

– Pintura com Tecidos                     – Técnicas de Cantaria

– Técnicas de Douramento            – Técnicas Ecológ. de Const. Civil

– Construção de escadas                 – Restauração de Móveis

– Ornamentação em Madeira         – Coberturas Históricas

Participação em Visitas Orientadas :

Catedral de Colônia (Oficina de Restauração/Pesquisas Arqueológicas)

Oficinas de Restauração do Patrimônio do Estado de NRW/Alemanha;

Museu Van Gogh em Amsterdam

Coleção de Artes do Estado de NRW em Dusseldorf/Alemanha

Berlin e seus importantes monumentos

Catedral de Aachen e Prefeitura

Soest/ Fazenda Medieval

Munster / Castelo de Berg

OUTROS CURSOS:

Curso de Desenho Artístico e Publicitário – Instituto Monitor – Curso de Caligrafia – Instituto Monitor – SP

Curso de Modelagem de Flores em Biscuit – Curso de Chapéus – Modelagem & Criação – Raicri – Cursos de Frutas Parafinadas

Curso de Tapetes Arraiolo – Sesi – Curso de Bijouterias – Raicri – Curso de Arte em Cristal ou Lapidação – Curso de Velas Decorativas – Raicri – Curso de Som e Formas – Elisa Freixo – Pintura em Porcelana – Pintura em Tela – Pintura em Tecido – Decoração em azulejos p/ Banheiros e cozinhas – Queima de Pinturas em Porcelana – Modelagem em Argila – Sesi – Desenho de Observação – FAOP – Desenho de Modelo – FAOP – Modelagem em Couro – FAOP

 

 André Luiz Cota

Governador 2016-2017

DISTRITO 4580