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PERGUNTAS IMPORTANTES

Perguntas mais frequente
Administração de clubes e distritos

Use os links abaixo para ir diretamente ao assunto desejado. Se preferir, veja todas as perguntas e respostas.

Perguntas gerais

Finanças de clube

Rotary Club e associados

Rotaract Club e associados

Patrocínio


Perguntas gerais

Quais navegadores de internet eu posso usar?

Para você navegar bem no nosso site, use Internet Explorer 9 e 10, Firefox, Chrome, Safari 5 ou versão mais recente. O nosso site também pode ser acessado por meio de iPads e celulares Android e iOS.

Não vejo as opções que esperava ver para minha posição. O que devo fazer?

Se não estiver vendo as opções que procura, provavelmente sua função ainda não foi notificada ao RI.

Se a sua função for de âmbito do clube, peça para o presidente ou secretário do seu clube inserir sua função em  ou enviar e-mail com seu nome, nome do Rotary Club, número de associado e função no clube para o . Se a sua função for de nível distrital, peça para seu governador reportá-la ao mesmo .

Qualquer atualização feita pelo Meu Rotary é registrada imediatamente. Alterações solicitadas  levam pelo menos cinco dias.

Como abro uma conta no Rotary.org?

Clique em Criar conta e acesse Fazer login/Fazer cadastro. Depois de responder a algumas perguntas, você receberá um e-mail com instruções para ativar sua conta. Se precisar de assistência, leia .

Dica: se você tiver problemas em abrir a página através do link do e-mail que fornecemos, tente novamente usando um dos navegadores que recomendamos (Chrome, Firefox, Safari, ou Internet Explorer 9 ou 10). No e-mail, copie o endereço eletrônico para ativar a sua conta e cole-o no navegador recomendado que você utiliza.


Finanças do clube

Quem pode fazer o pagamento de cotas per capita?

Esta opção está disponível apenas para presidente, secretário, secretário executivo, diretor, tesoureiro, presidente de Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo de Clube e presidente de Comissão da Fundação Rotária de Clube.

Como posso ver o saldo atual do clube?

Acesse o relatório que mostra o  que se encontra em . As informações deste relatório são atualizadas diariamente para refletir os últimos pagamentos e correções aos dados de quadro associativo.

Este relatório também pode ser visualizado por governadores e governadores assistentes.

O que devo fazer para parar de receber versões impressas da fatura?

Edite suas preferências quanto à fatura na seção . Você pode mudar a opção de entrega antes de 1° de janeiro e 1° de julho de cada período de faturamento.

Qual é o prazo para informar alterações no quadro associativo para que a fatura do meu clube reflita o número real de associados?

A fatura do seu clube é calculada com base no número de associados constante do banco de dados do Rotary em 1° de janeiro e 1° de julho. Dentro de 30 dias da ocorrência, ou até 1° de janeiro ou 1° de julho, o que acontecer primeiro. Você tem que registrar os novos associados e retirar da lista os associados que deram baixa.

O número de associados é calculado com base na data de admissão ou baixa do associado, e não a data em que tais informações forem reportadas ao Rotary. Por exemplo, se o dirigente retirar o associado da lista de quadro associativo do clube em 28 de dezembro, mas colocar como saída oficial 27 de janeiro, tal associado constará da fatura de janeiro já que constava como associado representativo em 1° de janeiro.

Devo continuar utilizando o sistema de integração de dados local para atualizar dados de associados?

Sim. Se o seu clube usa um sistema de integração de dados, faça as atualizações do quadro associativo por este meio, e não pelo site do Rotary. As mesmas regras se aplicam, e as atualizações também deverão ser feitas dentro de 30 dias da ocorrência da mudança. Esclareça dúvidas sobre integração de dados .

Obs.: atualizações feitas em Meu Rotary aparecem no banco de dados do Rotary International imediatamente. Atualizações feitas por bancos de dados integrados levam mais tempo. Recomendamos que as mudanças sejam enviadas antes do prazo, para que os dados sejam atualizados e a fatura enviada a tempo.

Por que o sistema do Rotary não mostra as alterações que eu reportei usando o sistema local de integração de dados?

Geralmente isso acontece quando o banco de dados local não foi oficialmente integrado. Veja as instruções para  para saber como se inscrever e ativar o acordo com o provedor. Convém sempre falar com o provedor quando tiver dúvidas.

Quando as assinaturas da revista devem ser atualizadas para que apareçam na fatura?

Elas devem ser atualizadas até 1° de janeiro e 1° de julho.

Toda alteração de assinatura (mudar da The Rotarian para revista regional aprovada ou vice-versa, ou alterar a entrega, inclusive distribuição em grandes volumes) deve ser enviada para o  e para o escritório da revista regional. A assinatura da revista escolhida continuará em vigor por todo o período da fatura.

Meu clube foi cobrado por um número incorreto de associados. Eu posso corrigir a fatura?

Não, você não poderá fazer alterações à fatura. Os clubes são cobrados com base no número de todos os seus associados representativos em 1° de janeiro e 1° de julho, e deverão pagar o valor que constar da fatura. É essencial que o número de associados esteja sempre atualizado para que a fatura reflita os números corretos.

Os dados de quadro associativo podem ser alterados através da seção . Se preferir, as mudanças podem ser enviadas ,  fax ou correio para o nosso escritório que atende sua região.

Por que os dados dos associados honorários do meu clube não constam da fatura?

A fatura do clube não é a mesma coisa que a lista de associados. A fatura contém apenas informações financeiras, como as cotas de associados e assinaturas de revistas que o clube deve ao Rotary International.

Portanto, apenas os associados honorários assinantes da The Rotarian ou de outra revista rotária aparecem no documento. Se você sabe de um associado honorário que é assinante de revista mas não está listado na fatura, envie-nos um .

A seção  inclui uma lista com os dados de todos os associados do seu clube, inclusive os honorários.

Minha pergunta não foi respondida. Quem pode me ajudar?

Leia as repostas às . Você também pode enviar perguntas para  ou esclarecer dúvidas diretamente com seu representante da equipe de Suporte a Clubes e Distritos (CDS).


Rotary Club e associados

Quem pode atualizar os dados de associados e do clube?

Apenas o presidente, secretário, diretor, secretário executivo, tesoureiro, presidente de Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo e presidente da Comissão da Fundação Rotária podem atualizar dados de associados ou do clube.

Como adiciono, altero ou excluo os dados de um associado?

Dirigentes autorizados de clube podem adicionar, alterar e excluir dados de associados pela seção . Se preferir, as mudanças podem ser enviadas , fax ou correio para o nosso escritório que atende sua região.

Clique nos links abaixo para saber:

Ex-rotaractianos e outros alumni do Rotary: provavelmente você terá que inserir os dados destas pessoas como se fossem novos associados. Somente presidentes de Rotaract Club e consultores do Rotaract podem atualizar dados de associados do Rotaract.

Dupliquei o nome de um associado na lista do meu clube por engano. O que devo fazer?

Se isto ocorrer:

  1. Encontre o nome e clique em alterar.

  2. Desça a página até nome/informações do rotariano e clique em modificar dados do associado.

  3. Digite DUPLICATE na frente do nome do associado e clique em salvar alterações.

  4. Quando voltar à lista de associados, procure o nome com DUPLICATE ao lado e clique em dar baixa.

Como eu baixo a lista de associados do clube?

Baixe a lista com os dados de associados através da opção .

Onde devo inserir o endereço permanente do clube e outras informações de contato?

Na seção .

Como atualizo o local de reuniões do clube?

Na seção .

Encontre mais informações em .

Como adiciono, altero ou excluo os dados de um dirigente de clube atual ou entrante?

Na seção .

Siga as instruções de .

Não deixe de atualizar dados de dirigente de clube até 1° de fevereiro para que seus dados constem do Official Directory.

Por que eu recebi a mensagem “O endereço de e-mail que você está tentando adicionar já esta sendo usado”?

Um endereço de e-mail só pode ser utilizado por uma pessoa, clube ou distrito. Você está recebendo esta mensagem de erro porque o endereço de e-mail que você tentou adicionar ou atualizar já existe no banco de dados, e não pode ser usado para outro registro. Por exemplo, é possível que o endereço de e-mail já tenha sido listado como o e-mail do seu clube quando você tentou utilizá-lo para acessar o site como dirigente de clube, ou então seus dados tenham sido duplicados. Envie-nos uma  para resolvermos o problema.

Que informações preciso fornecer para o Official Directory?

Use Meu Rotary ou um banco de dados de um dos  para reportar as seguintes informações até 1° de fevereiro:

  • Dados dos dirigentes do clube para o próximo ano rotário: presidente, secretário, secretário executivo e diretor. Dirigentes atuais que continuarão no cargo no ano que vem devem ter seus dados informados novamente.

  • Dados de contato atualizados dos dirigentes de clube, como endereço, e-mail, telefone e fax.

  • Endereço permanente do clube.

  • Endereço, dia e horário das reuniões.

  • Endereço de envio de correspondência usado pelos dirigentes.

  • Telefone.


Rotaract Club e associados

Quem pode atualizar os dados dos associados e do clube?

Somente presidentes de Rotaract Club e consultores do Rotaract.

Como eu baixo a lista de associados do clube?

Presidentes de Rotaract Club não podem baixar a lista de associados. Entretanto, o Rotary Club patrocinador pode fazer download do relatório de participantes e ex-participantes de programa na seção de alumni em .

Eu sou presidente de Rotaract Club. Por que eu não vejo nenhuma opção para atualizar dados de clube e de associados?

Pode ser que sua função não tenha sido notificada ao RI. Preencha e envie . Espere cinco dias úteis para seu processamento e então acesse sua conta.

Como adiciono os dados do próximo presidente do clube?

Você pode adicionar, alterar ou excluir dados de presidente e de presidente eleito de Rotaract Club através da seção Rotaract em .

Somente o presidente atual do Rotaract Club pode reportar dados do próximo presidente do seu clube. Para tanto, é preciso primeiro adicionar a pessoa como associada para então indicá-la como presidente do clube para o próximo ano. Você também pode atualizar dados de presidente e presidente eleito de Rotaract Club através .

Informações sobre presidentes de Rotaract Club (excluindo endereço pessoal) constam do diretório mundial do Rotaract.

Como adiciono os dados de associados que já têm conta no Meu Rotary ou que eram associados de outro Rotaract Club?

Se o rotaractiano já tiver conta no Meu Rotary, ou tiver sido reportado como associado de outro clube, sugira que ele envie mensagem ao  com seu nome, status no clube e data de início e/ou fim de associação ao clube. Ele pode também submeter estas mudanças pelo site Rotary.org/pt em seu perfil, na seção sobre participação em programas.

Eu coloquei a data de saída de alguns associados, mas eles ainda aparecem na lista. O que eu tenho que fazer?

Associados representativos e aqueles que deram baixa aparecem na lista do seu clube. Se você quiser uma lista que mostre apenas os associados representativos, fale com o presidente do Rotary Club patrocinador para solicitar um relatório dos participantes de programas do seu clube na seção de alumni sob .


Patrocínio

Nós patrocinamos um Rotaract Club. Por que não consigo ver nenhuma opção para atualizar dados do Rotaract Club ou de seus associados?

Somente presidentes de Rotaract Club e consultores do Rotaract têm autorização para atualizar dados de Rotaract Club e seus associados.