DÓLAR:AGOSTO

 

R$3,14

Meses Rotários

Meses Rotários

No calendário rotário, vários meses são designados para homenagear e promover os principais programas do Rotary International.

Em Novembro de 2014, o Conselho Diretor do RI aprovou uma NOVA DESIGNAÇÃO dos meses comemorativos com validade a partir do ano rotário 2015-2016, baseada nas áreas de enfoque.Nova designação, a partir do Ano Rotário 2015-2016:

 

JULHO – Este mês não possui uma designação específica.

 

AGOSTO – Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão

 

SETEMBRO – Área de enfoque: Educação básica e Alfabetização

 

OUTUBRO – Área de enfoque: Desenvolvimento Econômico e Comunitário

 

NOVEMBRO – Fundação Rotária

 

DEZEMBRO – Área de enfoque: Prevenção e Tratamento de Doenças

 

JANEIRO – Serviços Profissionais

 

FEVEREIRO – Área de enfoque: Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos

 

MARÇO – Área de enfoque: Recursos hídricos e saneamento

 

ABRIL – Área de enfoque: Saúde Materno-infantil

 

MAIO – Novas Gerações

 

JUNHO – Companheirismo

 

Designação válida até o Ano Rotário 2014-2015:

JULHO – Este mês não possui uma designação específica. 

 

AGOSTO – Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e Expansão
Quando deveremos focalizar nossa atenção na necessidade contínua do Rotary de aumentar seu número de clubes e de sócios destes. Em geral é quando se realizam seminários e eventos alusivos ao tema.

 

SETEMBRO – Mês das Novas Gerações
Rotary Clubs de todo o mundo dão especial atenção aos vários programas financiados pelo Rotary em prol dos jovens e das crianças. Durante este mês inúmeros clubes dão atenção às atividades de Intercâmbio de jovens.

 

OUTUBRO – Mês dos Serviços Profissionais
Neste período, os clubes dão especial importância aos negócios e à carreira profissional de cada um de seus sócios. Atividades especiais promovem a Avenida dos Serviços Profissionais.

 

NOVEMBRO – Mês da Fundação Rotária
Os clubes e distritos chamam a atenção para os programas da Fundação Rotária e, freqüentemente, conseguem apoio financeiro adicional para a mesma através da promoção das doações de Companheiros e Contribuintes Paul Harris.

 

DEZEMBRO – Mês da Família
Um dos pilares do Rotary é a estrutura familiar. Neste mês estimula-se atividades nos clubes que envolvam fortemente a família – de forma de promover a união e a participação conjunta de cônjuges, filhos e outros familiares.

 

JANEIRO – Mês da Conscientização Rotária
É um mês dedicado à expansão do conhecimento do Rotary e de suas atividades tanto entre nosso quadro social como na comunidade em geral.

 

FEVEREIRO – Mês da Compreensão Mundial
Este mês foi inicialmente escolhido devido ao fato de que nele se comemora, no dia 23, o aniversário de fundação do Rotary International. Durante o mês de fevereiro os Rotary Clubes são incentivados a apresentarem programas que tenham por objetivo a promoção da compreensão e da boa vontade mundial. Incentiva-se, também, a implementação de projetos de Serviços à Comunidade Mundial em outras partes do mundo.

 

MARÇO – Mês da Alfabetização
Um dos instrumentos mais importantes para promover o desenvolvimento humano e proporcionar melhosres perspectivas de vida para muitas pessoas é a capacidade de leitura, uma das ênfases do Rotary.

 

ABRIL – Mês da Revista
Durante todo o mês, os clubes organizam programas e atividades cujo objetivo seja a promoção da leitura e da utilização da revista oficial THE ROTARIAN e das revistas regionais oficiais da organização.

 

MAIO – Este mês não possui uma designação específica.

 

JUNHO – Mês dos Grupos de Companheirismo do Rotary
Os Grupos de Companheirismo unem rotarianos de diversas partes do mundo em torno de atividades de interesse comum, que promovem o companheirismo, um dos amálgamas da organização.

 

NOTA: No calendário rotário, o ano (chamado de “Ano-Rotário”) começa no dia 01 de Julho. Nesta data tomam posse, a cada ano, todos os novos presidentes de Rotary Clubs, os Governadores de Distrito, o Presidente do Rotary International, e muitos outros líderes rotários. O ano rotário é então designado pelo binômio com os anos que compreende. Assim, por exemplo, o Ano Rotário “2014-2015” corresponde ao período de 12 meses de 01/07/2014 a 30/06/2015.